Automatizando processos
Atualmente, a procura por softwares e serviços para a melhoria dos processos nas organizações tem tido um crescimento acelerado. No entanto, muitos gestores ainda acreditam que com a aplicação dos mesmos apenas, será suficiente para o bom desempenho da empresa. Abaixo será discutido a importância de um bom planejamento para viabilizar a utilização dos mesmos.
Por que automatizar?
A automatização em uma organização vem com o intuito de otimizar os processos da mesma, gerando agilidade nas informações a serem transmitidas, maior interação entre os departamentos e a redução de custos com tarefas desnecessárias.
A partir desta otimização fica mais claro compreender a interação dos processos de uma empresa, localizar suas falhas, avaliar os processos que agregam valores aos clientes, melhorar o fluxo de trabalho e identificar processos que necessitam de melhorias ou sua redefinição na organização.
O resultado de uma boa automatização de processos é a qualidade e satisfação dos clientes e colaboradores.
Como automatizar?
No mercado, existe a oferta de vários softwares e serviços que realizam esta otimização. No entanto, não basta apenas aplica-los na organização, deve-se haver um planejamento e um período para a adaptação da nova ferramenta escolhida.
Muitas organizações, por falta de planejamento e análise de seus processos, adquirem programas que não atendem suas necessidades ou mesmo possui funções que não serão utilizadas.
A partir disto, a organização precisa mapear os fluxos de processos, buscando evidenciar cada etapa de seu negócio, bem como a função de colaborador e departamento. Este mapeamento visa definir como funciona cada processo, ou seja, quem faz o que, quando e como.
Assim, a tendência de automatizar processos não tem que ser vista como maneira de redução de quadro de funcionários, nem como resolução de todos os problemas. Sua adaptação pode ser demorada e exigirá treinamento e comprometimento dos envolvidos.
Enfim, estes Softwares e Serviços estão a disposição, mas devem ser usados adequadamente, pois a automatização pode se tornar um problema.
Fonte: Seria correto chamar os softwares de geração ERP/CRM/BI de softwares de Sistemas de Gestão?
Nenhum comentário:
Postar um comentário