Cloud computing, ou a computação em nuvens, é o conceito da utilização de programas, processamento e armazenamento de dados em qualquer lugar, independentemente da plataforma que é utilizada. Os aplicativos são armazenados na internet e acessados de forma remota por qualquer dispositivo.
Exemplificação
Para escrever um texto, por exemplo, usualmente é necessário ter um editor de texto instalado no seu computador, além de memória suficiente para armazená-lo. A idéia da computação em nuvens é da que você possa escrever, salvar e alterar um documento sem a necessidade de ter esse programa instalado ou memória em disco, já que o servidor fará essa tarefa. Você pode acessar o arquivo em casa, na escola ou no trabalho, sendo necessário somente uma conexão com a internet e um dispositivo compatível com os recursos da web.
Serviços que já utilizam a Computação em Nuvens
E-mails baseados na web (tais como Hotmail, Gmail e Yahoo) armazenam as mensagens recebidas e enviadas e podem ser acessadas a qualquer hora e em qualquer lugar, bastando inserir nome de usuário e senha para utilizar o serviço.
Aplicativos como edição de texto, apresentações em slides e criação de planilhas, além da armazenagem de arquivos, já podem ser utilizados de forma gratuita através de serviços como o Google Docs, do Google e SkyDrive, da Microsoft.
Vantagens
A maior vantagem desse tipo de tecnologia é a utilização de softwares sem a necessidade de tê-los instalados no computador. Outro ponto que favorece sua utilização é fato de que manutenções, atualizações e backup ficam por conta do provedor do serviço. Segundo Daniela Moreira, em sua publicação IDG Now “outra vantagem (...) é que ele não exige mais equipamentos potentes na ponta para acessar as aplicações. Como a parte mais pesada do processamento fica na nuvem, o usuário final só precisa de um browser [navegador] e uma boa conexão à internet.”
Dúvidas
Por se tratar de um serviço prestado por terceiros, a hesitação do uso da computação em nuvens reside na segurança da informação, já que o usuário tem autonomia reduzida para gerenciar o armazenamento de dados. Além disso, há a dependência da internet: o que fazer quando a conexão cair? Algumas empresas já buscam meios de sincronizar utilizar os modos on line e off line para as aplicações, mas novas tecnologias serão necessárias para dar bons resultados nesse processo .
Cloud e ERP
Aplicando a tecnologia da computação em nuvens aos sistemas ERP, pode-se observar notáveis vantagens para as empresas. Uma delas é a redução dos custos operacionais, pois o sistema ficará em um servidor da internet – nas nuvens – e a responsabilidade pela manutenção será do provedor do serviço. O investimento principal será na aquisição do software básico e serviços de backup e monitoramento. Victor Arnaud afirma que esse processo “proporcionará uma economia de até 40% para as empresas que contratarem os novos serviços [de computação em nuvens]" Ainda listamos outras vantagens, que são relacionadas a custos:
-Redução de custos de infra-estrutura
-Redução de custos de licença do sistema
-Redução dos custos de implantação
Redução de custos significa mais dinheiro para ser investido, o que coloca empresas que optarem por esse tipo de estrutura de ERP competitivas no mercado.
Considerações
O conceito de Cloud computing é novo e, portanto, seu uso ainda é restrito. Empresas como Dell, Intel, Oracle e Microsoft já estão trabalhando nas mais variadas soluções para Cloud Computing. Esta última, por exemplo, já até anunciou o Azure, uma plataforma própria para a execução de aplicações nas nuvens. (Blog Infowester, em 08/12/2010)
Fontes: Cloud computing: entenda este novo modelo de computação, O que é Cloud Computing? Computação em nuvem Cloud Computing seu ERP nas nuvens Empresas se unem por ERP na nuvem atentas às PMEs
Nenhum comentário:
Postar um comentário