quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A informação como diferencial para a Logística

"Há vinte dias comprei via internet o meu segundo celular. O escolhi bem, a marca era confiável e o site que intermediou a compra também o era. O prazo da entrega do produto era de 5 dias corridos. Simplesmente adorei a idéia de comprar um produto muito bom sem ter que sair de casa. Um clique e ele já estava ali, comprado por mim.
Esperei os 5 dias, na maior ansiedade. Enfim poderia navegar pela internet aonde quer que eu fosse! Porém, o 5º dia passou e nenhum entregador apareceu na minha porta. O produto não chegou nem no 6º, 7º ou 8º dia. Na verdade ele não veio até hoje.
Preocupada, liguei ontem para a loja virtual para saber o que estava acontecendo e, depois de muito tempo na linha, descobri que o fornecedor deles não havia processado o pedido. Cancelei imediatamente a compra e me estornaram o valor pago. Agora já sei aonde não comprar eletrônicos na internet."

O caso acima é um bom exemplo de como uma informação, nesse caso a transmissão do pedido da loja virtual para com seu fornecedor, não fluiu de modo eficaz e como tal deficiência afeta a percepção do cliente sobre seus serviços ou produtos.
Na logística, a informação orienta o fluxo das operações da cadeia produtiva, desde o planejamento do produto, escolha dos insumos, produção, armazenamento, transporte até a chegada do produto ao consumidor final. A eficiência de todo esse processo define o sucesso ou fracasso da organização e, portanto, não pode haver elo fraco nessa cadeia. A informação é, essencialmente, o que une e norteia cada uma das operações envolvidas e trabalha em tempo real e paralelo à distribuição física.
As informações fluem em paralelo à distribuição física

Em seu artigo A logística e a gestão estratégica da informação, Ana Laura Bigaton, professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, juntamente com o Professor Doutor da USP Edmundo Escrivão Filho, defende que “para garantir este controle [o da informação] é preciso que, assim como a logística, toda a informação seja integrada, pois deve ser lembrado que atualmente vive-se em um período onde o tempo é o agora e as decisões precisam ser tomadas no momento oportuno, e qualquer deslize ou perda de tempo produzirá, inevitavelmente, ineficiência”
Para evitar deslizes e perda de tempo, qualquer e toda informação do processo precisa ser disponibilizada de forma correta, coesa, por meio seguro e, se possível, em tempo real, para que se proporcione assertividade  e rapidez na tomada de decisões, podendo ainda moldar essas informações para atingir um objetivo. Agilidade no processo significa competitividade no mercado, atualmente conquistado por organizações que são pioneiras e criativas naquilo que fazem.
Fontes: A logística e a gestão estratégica da informação, 2004A importância das informações no processo de tomada de decisões, 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário